Diferenciais da Cannon
- Processo transparente.
- Sem despesas desnecessárias.
- Soluções rápidas e inteligentes.
- Especialistas em registro.
- Englobamos todos os segmentos.
- Registros nacionais e internacionais.
O registro de uma marca é categorizada por algumas definições, o qual é necessário identificarmos para dar entrada.
A marca é um sinal visualmente perceptível (um nome, uma figura, uma forma, uma identidade), que ajuda o consumidor a distinguir e identificar produtos e serviços, de outros idênticos ou semelhantes; indica a procedência e sugere qualidade e valor do produto ou do serviço, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas.
Abaixo listamos as principais definições as quais alinhamos com a empresa para dar entrada no processo de registro de marca.
TIPOS DE MARCA
A natureza de uma marca diz respeito à sua origem e ao seu uso.
Quanto à sua origem:
- REGISTRO DE MARCA BRASILEIRA
Aquela regularmente depositada no Brasil, por pessoa domiciliada no país. Ex. Bradesco, Sadia, Petrobras. - REGISTRO DE MARCA ESTRANGEIRA
Aquela regularmente depositada no Brasil, por pessoa não domiciliada no país; ou aquela que, depositada regularmente em país vinculado a acordo ou tratado do qual o Brasil participe, ou em organização internacional da qual o país faça parte, é também depositada no território nacional no prazo estipulado no respectivo acordo ou tratado. Ex. Coca-Cola, Starbucks, Apple.
Quanto ao seu uso:
- REGISTRO DE MARCA DE PRODUTOS
Aquela usada para distinguir produtos de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa. - REGISTRO DE MARCA DE SERVIÇOS
Aquela usada para distinguir serviços de outros idênticos, semelhantes ou afins, de origem diversa. - REGISTRO DE MARCA COLETIVA
Aquela que identifica produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade. - REGISTRO DE MARCA DE CERTIFICAÇÃO
Utilizada para atestar a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas, notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada. - REGISTRO DE MARCA DE ORIGEM OU PROCEDÊNCIA
Aquela que atesta a origem geográfica do produto com determinados padrões ou especificações técnicas notadamente quanto à qualidade, material utilizado e metodologia empregada.
FORMAS DE APRESENTAÇÃO
No que se refere às formas gráficas de apresentação, as marcas podem ser classificadas em nominativa, figurativa, mista, tridimensional e de posição.
- REGISTRO DE MARCA NOMINATIVA
Marca nominativa, ou verbal, é o sinal constituído por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo, também, os neologismos e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos, desde que esses elementos não se apresentem sob forma fantasiosa ou figurativa.
- REGISTRO DE MARCA FIGURATIVA
Marca figurativa ou emblemática é o sinal constituído por:
Desenho, imagem, figura e/ou símbolo;
Qualquer forma fantasiosa ou figurativa de letra ou algarismo isoladamente, ou acompanhado por desenho, imagem, figura ou símbolo;
Palavras compostas por letras de alfabetos distintos da língua vernácula, tais como hebraico, cirílico, árabe etc;
Ideogramas, tais como o japonês e o chinês.
- Nas duas últimas hipóteses elencadas, a proteção legal recai sobre a representação gráfica das letras e do ideograma em si, e não sobre a palavra ou expressão que eles representam, ressalvada a hipótese de o requerente indicar, no requerimento, a palavra ou o termo que o ideograma representa, desde que compreensível por uma parcela significativa do público consumidor, caso em que se interpretará como marca mista.
- REGISTRO DE MARCA MISTA
Marca mista, ou composta, é o sinal constituído pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou mesmo apenas por elementos nominativos cuja grafia se apresente sob forma fantasiosa ou estilizada.
- REGISTRO DE MARCA TRIDIMENSIONAL
Marca tridimensional é o sinal constituído pela forma plástica distintiva em si, capaz de individualizar os produtos ou serviços a que se aplica. Para ser registrável, a forma tridimensional distintiva de produto ou serviço deverá estar dissociada de efeito técnico.
- REGISTRO DE MARCAS DE POSIÇÃO
Considera-se marca de posição aquela formada pela aplicação de um sinal em uma posição singular e específica de um determinado suporte, resultando em conjunto distintivo capaz de identificar produtos ou serviços e distingui-los de outros idênticos, semelhantes ou afins, desde que a aplicação do sinal na referida posição do suporte possa ser dissociada de efeito técnico ou funcional.
- REGISTRO DE MARCAS DE ALTO RENOME
São marcas muito famosas que, devido a sua qualidade e sua tradição, são reconhecidas fora do seu segmento de mercado original. Possuem proteção especial em todas as classes.
Dúvidas sobre qual a categoria ou como fazer o registro de marca? Fale com a gente, podemos te ajudar!
Por que patentear
- Patentear é o único meio para:
- Comprovar a tecnologia própria;
- Excluir terceiros do mercado;
- Controlar e limitar a concorrência;
- Assegurar os investimentos da empresa;
- Estabelecer poder de negociação dos produtos;
- Identificar detentores de tecnologias;
- Identificar mercados potenciais;
- Marketing, entre outros.
Registrar: Por
quê e para quê?
Registrar uma marca é a única forma de protegê-la legalmente contra possíveis copiadores, da concorrência desleal e de ganhar espaço no mercado. A marca registrada garante ao proprietário o direito de uso exclusivo em todo o Território Nacional.
A marca quando bem cuidada, pode gerar lucros constantes por meio de exploração direta ou indireta. Devemos entender que o registro de marca é um investimento, e não uma despesa, pois essa ação vai se refletir positivamente no futuro fluxo de caixa da empresa.
Registrar sua marca certamente é a decisão mais importante na história de sua empresa! Proteja-se!
Veja também
Fale com a gente
Quer registrar sua marca ou patente ou solicitar orçamento? Preencha abaixo.
Rua Júlio Ribeiro, 499 – CEP: 18080-690 Sorocaba/SP Ver mapa